Dieta de Atkins e sua eficácia é confirmada por cientistas

Um medico estudou várias dezenas de pesquisas científicas sérias e coletou dietas que certamente ajudarão a perder peso. Você só precisa escolher a dieta que não faz você sofrer e torná-lo parte de sua vida.

Dieta de Atkins

Esta popular dieta low-carb foi desenvolvida em 1960 pelo cardiologista Robert Atkins (Robert C. Atkins). A dieta inclui várias fases e visa mudar os hábitos alimentares para os mais saudáveis.

Qual é a essência da dieta

A dieta de Atkins não inclui contagem de calorias ou controle de porções. A única coisa a considerar é gramas de carboidratos puros menos fibra.

A dieta é dividida em quatro fases:

A primeira fase é a mais grave, dura pelo menos duas semanas e permite perder 3-4 kg. Neste momento, você reduz a quantidade de carboidratos para 20 gramas por dia e obtém de 12 a 15 gramas de vegetais. Você consome muita proteína de aves, carne, peixe e frutos do mar, ovos, queijo, enquanto exclui completamente frutas, doces, massas, grãos, nozes. Você deve desistir de álcool e beber oito copos de água por dia.

Você continua a consumir 12 a 15 g de carboidratos de vegetais e evita o açúcar, mas gradualmente retorna alguns alimentos ricos em nutrientes: nozes, sementes, bagas. Você perde peso e passa para a próxima fase apenas quando restam cerca de 4,5 kg para o seu alvo.

Você gradualmente entra no cardápio anteriormente proibido comida: frutas, vegetais ricos em amido, grãos integrais. Você pode adicionar 10 g de carboidratos. Mas se você começar a ganhar peso novamente, você precisa voltar ao normal com 20 g, nesta fase, você fica até atingir seu peso ideal.

Permitido qualquer produto, mas você continua a aderir aos princípios da dieta. Se você começar a ganhar peso, volte para a fase anterior.

O que diz a ciência?

Em 2007, a Universidade de Stanford investigouExiste uma diferença entre a perda de peso e os fatores de risco. a eficácia de quatro dietas populares: Atkins, Ornish, “Zones” e LEARN (dieta com pouca gordura). Após 12 meses, a dieta Atkins perdeu 4,7 kg, a dieta LEARN 2,6 kg, a dieta Ornish 2,2 kg e a dieta Zona 1,6 kg.

Em geral, muitos estudos confirmam os benefícios e a eficácia de dietas com baixo teor de carboidratos. Por exemplo, uma recente revisão científica de seis estudos mostrouÍndice glicêmico baixo ou dietas de baixa carga glicêmica para sobrepeso e obesidade que dietas com baixo índice glicêmico ou com baixa carga glicêmica podem queimar uma média por quilo a mais do que outras, têm um efeito positivo no peso corporal, gordura e colesterol.

Outro estudo mostrouDietas com baixo ou baixo teor de proteína para manutenção de perda de peso que dietas ricas em proteínas e um baixo índice glicêmico de alimentos ajudam a manter o peso .

Dano possível

No artigoDieta de Atkins: O que há por trás das alegações? O site da Clínica Mayo adverte que uma dieta com uma redução drástica nos níveis de carboidratos pode ter os seguintes efeitos colaterais:

  • Dores de cabeça.
  • Tontura.
  • Fraqueza
  • Obstipação

A dieta de Atkins não é recomendada para pessoas com doença renal, mulheres durante a gravidez e lactação, bem como pessoas com alta atividade física.