Dicas para elaborar uma tese ou textos

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Dicas para elaborar uma tese ou textos

 

Este artigo procura resolver os principais problemas enfrentados pelos alunos na elaboração de uma tese ou tese para que eles possam desenhá-los por seus próprios meios. Academicamente falando, elaborar uma tese ou uma tese implica realizar um trabalho de investigação científica; Este trabalho é um ponto de virada na formação educacional que capacita o aluno a se formar. Hoje, apresentando a tese apresenta grandes dificuldades em todos os níveis, seja para cursos de graduação (licenciatura) e pós-graduação (mestrado e doutorado), onde os alunos, depois de passar vários anos estudando acabam adiando indefinidamente a apresentação de trabalhos final. Vamos dividir o problema em 4 pontos que fazem o processo de desenvolvimento de uma tese.
Nos dois primeiros casos, os tutores intervêm como guia e nas duas últimas instâncias o júri intervém para determinar se o trabalho é aprovado ou não. Ler este artigo permitirá que você conheça as dificuldades que ocorrem nas 4 instâncias, leia as 4, mesmo assim, lá estão no estágio inicial para ter uma visão completa do processo.

 

Problema 1 ° a ideia.

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Este é o ponto mais importante, para o qual mais atenção e tempo devem ser dedicados, porque tudo o que é feito será separado dessa ideia. Este é o primeiro ponto de confusão: o que eu investigo, não sei por onde começar; Eu tenho uma ideia, mas não consigo escrever; Eu não entendo o que eles me perguntam … Estas são algumas das perguntas que nos chegam todos os dias.
A primeira coisa que eles devem fazer é pegar seu currículo e marcar os assuntos que mais gostaram, assuntos que eles dominaram durante o curso. A partir daí, um tópico que é particularmente atraente para eles deve emergir. Após a seleção, eles devem avaliar se possuem material bibliográfico suficiente para desenvolver o trabalho.
Alguns alunos acham que é que a tese será um trabalho em que eles vão ter que escrever tudo o que você pensa e assim preencher 80 páginas com idéias próprias, enquanto outros acham que o truque é parafraseando as idéias dos autores sem que ninguém perceba conta Estes são dois erros bastante comuns; escrever nossas próprias idéias não é metodologicamente válido, uma vez que a fundação deve partir daquilo que outros pesquisadores e autores escreveram anteriormente. O outro exemplo, o de copiar as idéias de outros autores é, literalmente, o plágio.

 

2º Armando o Projeto

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A ideia é seguida pela adaptação do mesmo aos padrões acadêmicos solicitados pelo Presidente ou pela Instituição. Existem muitos formatos, quase se pode afirmar que cada instituição tem a sua própria, mas em todos esses quatro pontos aparecem sempre: Tema, Objetivos Gerais e Específicos, Justificativa. Aqui surgem confusões conceituais sobre o que deve ser escrito em cada um desses pontos. De um modo geral e breve podemos estabelecer que: O assunto será a área que escolheram, relacionando-o ao assunto que estavam investigando anteriormente. O Objetivo Geral está diretamente relacionado à questão científica, isto é, ao objetivo da pesquisa, os objetivos específicos estarão relacionados a tudo o que eu tiver que levar em conta para alcançar o objetivo geral. A justificativa é o que torna o estudo relevante para a disciplina. Se você olhar, esses aspectos foram delineados no que foi a ideia do trabalho de pesquisa, neste ponto são explicitados de acordo com o formato da universidade. No caso de uma hipótese ser solicitada, será a resposta para a questão científica. Como você verá, a questão científica é muito importante porque quase todos os aspectos formais da pesquisa emergem dela, marcando a direção do projeto em todos os momentos.

 

3ª entrega final

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Tenha em mente que um projeto armado orientado por tutores nem sempre é aprovado pelo júri. Os júris, na maioria das instituições, são compostos por 3 pessoas que devem chegar a uma resolução. Meu conselho é que você tenha que pensar que o projeto será revisado por várias pessoas, pense que há um metodologista que não domina a especialidade, um especialista no assunto e professor da raça que dita um assunto bem diferente à tese. É por isso que em todos os momentos devemos pensar que a Tese pode ser entendida por qualquer um que não domine a disciplina. Isso significa que tudo deve ser claramente definido em seu desenvolvimento, que as perguntas não são dadas por supostas ou conhecidas. Você pode ver os artigos da Lectus caps como um exemplo, a maioria deles pretende ser entendida pelo público em geral, aumentar gradualmente a dificuldade ou complexidade das idéias e, acima de tudo, referências ou fontes são uma prioridade em todos os momentos. de onde vem a informação.